BOLICHE: PROTOCOLO DE RETOMADA
PROPOSTA DE PROTOCOLO
A Federação Paulista de Boliche elaborou uma proposta para o Protocolo de Retomada da Atividade Esportiva do Boliche no Estado de São Paulo.
Em razão das restrições impostas pelas autoridades sanitárias no combate à pandemia do COVID-19, a atividade esportiva do boliche também foi seriamente impactada.
As instituições de boliche determinaram a suspensão dos calendários estadual, nacional e internacional.
Os proprietários e administradores dos centros de boliche suspenderam todas as atividades, através do fechamento dos seus estabelecimentos no Estado de São Paulo.
O objetivo principal deste documento é propor um protocolo de normas mínimas para a prática esportiva e recreativa do Boliche, bem como a organização de torneios de Boliche no Estado de São Paulo, conforme as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Reforçamos que toda e qualquer decisão e recomendação do governo de combate à pandemia, sejam nas esferas municipal, estadual ou federal, que impeça a prática do Boliche, deverá ser seguida.
As recomendações e medidas das autoridades governamentais estão acima dessa proposta de protocolo.
* Clique no botão abaixo para baixar e ver o Comunicado Oficial da FPBOL sobre a reabertura do Boliche, protocolada na Secretaria de Estado de Esporte de São Paulo, em 11 de agosto de 2020.
NORMAS MÍNIMAS RECOMENDADAS
- Os itens apresentados abaixo descrevem os padrões para a prática da atividade esportiva e recreativa e para a organização de competições do Boliche pela Federação Paulista de Boliche.
- Essas regras apenas diminuem o risco de infecção da COVID-19, porém não elimina esse risco.
- Qualquer retorno à prática da atividade esportiva e recreativa do Boliche, com base na proposta desse protocolo, deverá ser feito em conjunto com as autoridades governamentais.
GERAL
- Será feita a medição de temperatura dos frequentadores antes do início da prática esportiva ou recreativa e/ou competição do Boliche.
- Caso apresente temperatura igual ou superior a 37,8° haverá um intervalo de cinco minutos para nova medição.
- Caso persista a temperatura limite a pessoa será orientada a procurar atendimento médico.
- É proibido o comparecimento ao local de treinamento e/ou competição se a pessoa estiver com sintomas da COVID-19.
- Deve-se manter o distanciamento mínimo de 2 (dois) metros entre os indivíduos (participantes, organizadores, funcionários, frequentadores e assemelhados).
- Uso obrigatório de máscara de forma adequada, cobrindo queixo, boca e nariz, em toda a permanência no local dos jogos.
- Deve-se higienizar as mãos com seu próprio álcool em gel ou álcool 70% após o encerramento de cada partida.
- Evitar cumprimentos, como apertos de mãos ou qualquer outro tipo de contato físico com os outros jogadores, espectadores, funcionários, frequentadores, antes, durante, ou depois do turno.
BOLICHEIROS
- Todo o jogador de boliche deve usar somente seu próprio equipamento.
- Evitar tocar no equipamento dos outros participantes
(toalhas, grips, pads, rosin bags, talco, bolas, mala e assemelhados). - Evitar o cumprimento tradicional no boliche (conhecido como high five) após qualquer jogada.
- O segundo jogador da pista só poderá iniciar sua jogada quando o outro já estiver atrás ou sentado.
- Os eventos terão 2 (dois) jogadores em cada pista nas competições.
- As cadeiras deverão ser marcadas com o nome ou número dos jogadores da pista.
- Não haverá troca de pista na rodada do dia, somente na seguinte.
- Uso obrigatório de máscara cobrindo queixo, boca e nariz durante a permanência no recinto de jogo.
- Cada jogador deverá levar máscaras reservas e trocar a cada partida se estiver úmida.
- Os jogadores deverão chegar já uniformizados e preparados para jogar.
- Os jogadores deverão deixar o local imediatamente após o término do seu turno.
- Os jogadores do segundo turno, quando houver, deverão adentrar o centro de boliche somente próximo do seu horário de jogo.
- Os participantes deverão limpar as suas bolas de jogo entre partidas somente na sua própria mesa e com produtos autorizados pela WTBA.
- Os participantes deverão manter seus pertences na sua área reservada.
- Todos deverão portar seu próprio frasco de álcool em gel para higiene.
IMPORTANTE
- Se qualquer frequentador apresentar qualquer tipo de sintoma da COVID-19 deverá procurar imediatamente a orientação de profissional de saúde e, em hipótese alguma, deverá retornar à prática esportiva.
- Não participar de qualquer evento da Federação Paulista de Boliche quem tenha tido sintomas ou esteve em contato com alguém com sintomas da COVID-19 nos últimos 14 (quatorze) dias.
- Quem identificar os sintomas da COVID-19 após 14 (quatorze) dias da participação em eventos da Federação Paulista de Boliche, deverá informar a instituição imediatamente, para que as devidas providências sejam tomadas conforme a recomendação das autoridades locais.
- Todos os participantes tem a obrigação de seguir e cumprir todas as restrições e recomendações governamentais, além de respeitar todas as restrições e recomendações das casas de boliche.
DÚVIDAS
Quaisquer dúvidas com relação às diretrizes deste documento, solicitamos que entre em contato com a Federação Paulista de Boliche pelo e-mail fpbol@fpbol.org.br
FEDERAÇÃO PAULISTA DE BOLICHE
José Carlos Marin Ferraz – Presidente
Paulo Roberto Paolillo Martins – Vice-Presidente
Joze Nilson Diniz – Diretor Técnico