REGULAMENTO GERAL 2025

Considerando a nomeação do Attilio Zeri como Administrador Provisório, foi decidida a manutenção das regras do Regulamento Geral 2024 para continuarem em vigência neste ano.
Também serão mantidas as regras para a montagem do Ranking Paulista SELETIVO 2025.
Ressalte-se que a FPBOL não tem condições financeiras de se comprometer com os custos de inscrição, transporte, hospedagem e uniforme das equipes no Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Seleções 2025.
O Ranking SELETIVO 2025 com a Taça São Paulo, Campeonato Paulista de Equipes e de Tercetos foi publicado em 20/06/2025.
1. DOS CLUBES E LIGAS
1.1 – Para os Clubes e Ligas já filiados, que tenham sofrido alterações na sua documentação no ano findo, a apresentação dos documentos, deverá ser efetuada como segue:
1.1.1 – Até o dia 31 de Março de 2025.
1.1.2 – O não atendimento do prazo acima mencionado implicará na suspensão automática das suas atividades e de seus filiados, até a sua regularização.
1.1.3 – Os atletas filiados ao clube que não cumprirem os itens acima poderão apresentar pedido de transferência para outra associação, sem ônus até o dia 31 de Março de 2025.
1.2 – A transferência de atletas entre Federações do País, para ingresso ou saída, somente serão aceitas mediante os seguintes requisitos:
1.2.1 – De outras Federações para a FPBOL
1.2.1.1 – Apresentação do formulário – Solicitação de Transferência de Atleta do Boliche Brasil, devidamente preenchida e assinada pela Federação cedente bem como, o recolhimento das taxas de transferência do Boliche Brasil, a inexistência de pendências de ordem financeiras, técnicas e disciplinares do atleta com todas as entidades envolvidas no processo.
1.2.2 – Da FPBOL para outras Federações
1.2.2.1 – Será concedida após o recolhimento de taxas de transferência do Boliche Brasil; do recebimento de declaração do clube do atleta atestando inexistência de pendências disciplinares e/ou financeiras; e se o atleta o atleta estiver inativo a mais de 60 (sessenta) dias em eventos da FPBOL e/ou Boliche Brasil.
1.2.2.2 – Em caso de transferência por mudança de domicilio (já efetivado), o atleta estará dispensado do cumprimento do prazo de inatividade.
1.2.3 – Da transferência de atletas entre Clube e Ligas do Estado de São Paulo, filiados a FPBOL, ficam sujeitas ao cumprimento dos seguintes requisitos:
1.2.3.1 – Apresentação de nova Ficha de Filiação – Atualização/Transferência – modelo B da FPBOL, devidamente preenchida e assinada pelo atleta, pelo antigo Clube ou Liga e pelo Presidente ou Representante legal do Clube ou Liga para a qual o atleta será transferido, como reconhecimento da inexistência de pendências técnicas, financeiras e disciplinares.
1.2.3.2 – A transferência definitiva de atleta entre Clubes ou Ligas Paulistas terá isenção de pagamento de valor de transferência pelo Clube ou Liga receptor, desde que o pedido seja protocolado junto a FPBOL do dia 1.º a 31 de Janeiro de 2025.
1.2.4 – O atleta que pretende participar de qualquer evento fora do Estado de São Paulo, de nível nacional e internacional, deverá fazer a comunicação através de ofício do seu Clube ou Liga à FPBOL, por escrito, para que sejam tomadas as devidas providências representativas.
1.2.5 – O atleta que não for filiado a nenhum clube associado à FPBOL, será considerado atleta filiado à FPBOL.
2. DESFILIAÇÂO
2.1 – A desfiliação por sanção deverá observar o contraditório e ampla defesa.
2.2 – No caso de desfiliação requerida por atleta, deverá o mesmo apresentar ofício do Clube ou Liga a qual esteja filiado, devidamente assinado pelo Presidente em exercício, sendo-lhe facultada a liberalidade de apresentação de motivos.
2.3 – Após desfiliação, o atleta, só poderá ingressar em quaisquer outras Federações de Boliche, após cumprido o prazo de inatividade de 60 (sessenta) dias. Caso ingresse antes do cumprido, o prazo, será considerada transferência definitiva e devidamente informada a Boliche Brasil.
3. ABANDONO DE ATLETAS
3.1 – O Clube ou Liga que realizar inscrição do atleta e este não comparecer ou vier a abandonar um evento, será responsabilizado pelo pagamento de todos os valores devidos, como se o atleta tivesse jogado o evento integralmente.
3.2 – Independente do pagamento dos valores devidos por abandono pelo Clube ou Liga ao qual esteja filiado, o atleta, estará sujeito as punições disciplinares a serem aplicadas pela comissão disciplinar da FPBOL, sendo-lhe garantida ampla defesa.
4. TAXAS
4.1 – Semestralidade Estadual de Filiado
4.1.1 – Aos atletas filiados o valor da semestralidade Federativa para o exercício de 2025 será de R$ 50,00 (cinquenta reais), a ser pago na data de inscrição do atleta no primeiro evento oficial ou homologado pela FPBOL, independente do mês no qual venha a participar da competição.
4.2 – Isenção de Semestralidade Estadual
4.2.1 – Será isento de pagamento de semestralidade estadual todo atleta filiado a Clube ou regularmente filiado a FPBOL, que tenham idade inferior a 18 (dezoito) anos no dia 1.º de Janeiro de 2025.
4.2.2 – Também será isento de pagamento da semestralidade estadual todo filiado cadastrado em 2025 que nunca tenha sido filiado anteriormente em qualquer Federação Estadual de Boliche.
4.3 – Homologação de Eventos
4.3.1 – Serão considerados eventos com direito à homologação pela FPBOL e válidos para Ranking Paulista Seletivo e Médias (10 eventos mais recentes), as Taças Regionais realizadas no Estado de São Paulo.
4.3.1.1 – Nestes casos não há taxa para homologação do evento.
4.4 – Transferência de Atletas
4.4.1 – Para outras entidades (Federação) estaduais o valor de R$ 100,00 (cem reais) ou deve-se ser respeitada a carência de 60 (sessenta) dias, isto é, o atleta não poderá participar dos Campeonatos Oficiais do Boliche Brasil, se houver participado por outra Federação, representando a FPBOL.
4.4.2 – Entre Clubes e Ligas filiados a FPBOL
4.4.2.1 – Transferência definitiva estará isenta de cobrança.
4.4.2.2 – Transferência por empréstimo estará isenta de cobrança.
5. DAS COMPETIÇÕES OFICIAIS
5.1 – As competições oficiais da FPBOL serão disputadas em 24 (vinte e quatro) partidas por evento. O formato e forma de disputa do Campeonato Paulista Individual será definido pela Diretoria FPBOL em regulamento próprio do evento.
5.1.1 – No caso das Taças homologadas as mesmas poderão ser disputadas em 20 (vinte) partidas por evento.
5.2 – Os eventos poderão ser realizados em um ou mais centros de prática desportiva, a fim de atender todos os inscritos, sendo facultado o revezamento entre os boliches. Eventos disputados em 3 (três) dias e/ou com participação de atletas de outros estados serão rigorosamente disputados sem rodizio.
5.3 – Caso venha ocorrer impedimento técnico ou financeiro dos estabelecimentos comerciais ou de ordem natural, para a realização do evento, após a divulgação do regulamento especifico do campeonato, o mesmo poderá ser transferido para outro centro de boliche e/ou data, que atenda as características mínimas exigidas pela FPBOL, ou excluído do calendário caso não tenha data disponível para a realização do evento.
5.4 – As providencias de preparo das pistas e do approach serão executadas em parceria com a equipe de manutenção do centro de boliche e sob orientação e supervisão da FPBOL.
5.5 – A formação das divisões masculinas e femininas terão como base as médias do Ranking Geral FPBOL 2023/2024/2025 e as divisões a critério da Diretoria FPBOL, considerando o número de atletas inscritos e respectivas médias
5.6 – Os regulamentos específicos dos Campeonatos oficiais da FPBOL, Taças da FPBOL, Taças homologadas pela FPBOL serão publicados pela Diretoria FPBOL, até 30 (trinta) dias do início do evento.
6. HOMOLOGAÇÃO DE TAÇAS
6.1 – Serão considerados eventos com direito a homologação pela FPBOL, as Taças dos Clubes realizadas no Estado de São Paulo e inseridas no Calendário 2025, ou que venham a ser criados e/ou homologados no decorrer do ano de 2025.
6.1.1 – Os eventos só serão homologados desde que respeitando o mínimo de 40 (quarenta) atletas, filiados a FPBOL, inscritos e no mínimo de 6 (seis) feminino e 34 (trinta e quatro) masculino e nenhuma divisão, all events ou equipes será formada por menos de 3 (três) atletas ou equipes.
6.2 – Os resultados obtidos pelos atletas filiados a FPBOL serão computados no Ranking Paulista Seletivo e por Médias, nas mesmas condições daquelas atribuídas aos eventos oficiais da FPBOL.
6.3 – Os organizadores deverão enviar a Diretoria da FPBOL, com 40 (quarenta) dias de antecedência do início da competição, o Regulamento próprio para analise, aprovação e divulgação.
6.3.1 – E até 10 (dez) dias antes do início do evento, divulgar o condicionamento das pistas que será adotado.
6.3.2 – Se necessário, a Diretoria da FPBOL indicará e nomeará um representante técnico oficial para auxiliar na solução de questões técnicas de condicionamento de pista.
6.4 – Em até 3 (três) dias após o término do evento, os organizadores deverão apresentar a FPBOL um caderno completo do evento contendo: regulamento, avisos e comunicados expedidos, tabela de classificação/resultados de cada uma das rodadas, bem como das semifinais e finais, descritivo da premiação e relatório do desenvolvimento e das ocorrências do evento.
7. RANKING PAULISTA SELETIVO
7.1 – O Ranking Paulista Seletivo será computado por pontos e não por médias.
7.1.1 – O Ranking Paulista Seletivo será fechado após o término de cada evento, computando-se os resultados do mesmo.
7.2 – Eventos 2025
7.2.1 – Taça São Paulo (em memória de José Luiz Veiga);
7.2.2 – Campeonato Paulista de Equipes;
7.2.3 – Campeonato Paulista de Tercetos;
7.2.4 – Campeonato Paulista de Duplas;
7.2.5 – Campeonato Paulista Individual;
7.2.6 – Taças de Clubes homologadas.
7.2.7 – Campeonatos Brasileiros, exceto o Campeonato Brasileiro de Seleções, Taça Brasil de Seleções e Taça Brasil de Terceto com sede no Estado de São Paulo.
7.3 – A composição do Ranking Paulista Seletivo será feita conforme os pressupostos abaixo:
7.3.1 – Caso o ano de 2025 tenha 5 (cinco) eventos homologados pela FPBOL, serão considerados 3 (três) eventos de maior pontuação do atleta com direito a 2 (dois) descartes.
7.3.2 – Caso o ano de 2025 tenha 6 (seis) eventos homologados pela FPBOL, serão considerados 4 (quatro) eventos de maior pontuação do atleta com direito a 2 (dois) descartes.
7.3.3 – Em resumo, o atleta poderá descartar 2 (dois) eventos de todos os eventos agendados pelo calendário FPBOL.
7.3.2 – Não será obrigatória a participação do atleta no Campeonato Paulista Individual.
7.4 – Para campeonatos homologados todas as linhas jogadas serão computadas no Ranking Seletivo por Pontos, proporcionalmente, conforme a seguinte tabela percentual:

7.5 – As médias de cada participante, independentemente do número de linhas jogadas no evento, não serão alteradas.
8. COMPOSIÇÃO DA PONTUAÇÃO BÁSICA
8.1 – CAMPEONATOS PAULISTAS OFICIAIS
8.1.1 – A posição básica será sempre a primeira colocação que terá o valor máximo de 10.000 (dez mil pontos).
8.2 – TAÇAS DE CLUBES PAULISTAS HOMOLOGADAS/TAÇA SÃO PAULO E TAÇAS DA FPBOL
8.2.1 – A pontuação máxima de 10.000 (dez mil) pontos.
8.2.2 – No caso da Taça São Paulo, com homologação válida para o Ranking Nacional, a posição básica será sempre o primeiro colocado paulista.
8.2.2.1 – Considerando a impossibilidade de rodízio na Taça São Paulo, por se tratar de evento com participação de atletas de outros Estados, para efeito de pontuação será considerado o melhor resultado obtido por atleta paulista, em cada casa comercial sede do evento.
8.3 – PONTO BASE
8.3.1 – Estabelecida a pontuação básica dos primeiros colocados de cada evento, os demais atletas participantes recebem pontos pela diferença de média em comparação aos atletas do “Ponto Base”, à razão de um ponto para cada centésimo de diferença para menor;
Ex. “Posição Base”
Na relação: média 180,00;
Pontos da “Posição Base”: 10.000;
Atleta com média igual a 179,00; pontos a receber: 9.900;
Atleta com média igual a 178,00; pontos a receber: 9.800;
8.4 – Serão computados somente os resultados dos atletas filiados que estejam em dia com suas obrigações junto a FPBOL e Boliche Brasil, quer documental, disciplinar e financeira, na data do evento.
8.5 – Serão computados no Ranking Paulista Seletivo de 2025, todos os campeonatos oficiais da FPBOL, as Taças homologadas pela FPBOL/Taça São Paulo, Taças da FPBOL e Campeonatos Paulistas.
8.6 – Os Ranking Paulistas SELETIVO e por MÉDIAS serão apurados nas categorias MASCULINA e FEMININA.
9. BOLSA ATLETA FEDERAL
9.1 – De acordo com as exigências de preenchimento de requisitos para a Bolsa Atleta pelo Boliche Brasil, para elegibilidade da concessão da Bolsa, o atleta deverá participar de pelo menos dois eventos Nacionais oficiais, dentre os divulgados no Calendário Nacional.
9.2 – O cumprimento do requisito previsto no item 11.1 permite aos atletas condições de elegibilidade para a Bolsa Atleta, caso o atleta venha a obter resultado satisfatório em qualquer fase do Brasileiro de Seleções (1.°, 2.° ou 3.° lugar).
10. CAMPEONATO PAULISTA INDIVIDUAL
10.1 – A 1.ª divisão Masculina no Campeonato Paulista Individual, será composta conforme o Ranking Paulista por Médias, a critério da FPBOL.
10.2 – A 1.ª Divisão Feminina será composta conforme o Ranking Paulista por Médias, a critério da FPBOL.
10.3 – Após o término do último evento do calendário Paulista, a Diretoria FPBOL divulgará o Ranking Paulista Seletivo e expedirá a convocação para o Campeonato Paulista Individual, por ordem de classificação.
11. DAS SELEÇÕES
11.1 – A Seleção “A” Masculina e a Seleção Feminina, serão formadas pelos 6 (seis) melhores atletas disponíveis conforme Ranking Paulista Seletivo (por pontos).
11.1.1 Não haverá vaga técnica.
11.2 – A Seleção “B” Masculina será formada pelos seguintes melhores classificados disponíveis no Ranking Paulista Seletivo (por pontos), após preenchidas as vagas da Seleção A.
11.3 – Atletas filiados a FPBOL serão liberados para jogar por outra Federação (seleção), após a formação da Seleção Paulista.
12. DA ORGANIZAÇÃO DAS DATAS
As datas dos Campeonatos obedecerão ao calendário aprovado pelos Clubes e divulgado no site oficial da FPBOL (www.bolichepaulista.com).
12.1 DOS PARTICIPANTES
Aberto a todos adeptos ao esporte Boliche, filiados a FPBOL ou que venham a se filiar antes do início das competições.
13. CASOS OMISSOS
Os casos omissos no presente Regulamento deverão ser decididos pela Diretoria da FPBOL
14. DISPOSIÇÕES FINAIS
Regulamento publicado e aprovado Administrador Provisório da FPBOL em 15/06/2025
O presente regulamento é válido a partir de 1.º de Janeiro de 2025
ATTILIO ZERI
Administrador Provisório